25.9.13

A primeira festa de anos

Como já foram percebendo aqui ou ali... o nascimento da M. e todo este seu (nosso!) 1º ano de vida foi de uma felicidade muito grande!
Ela é (e sim, sou suspeitíssima!) uma bebé encantadora, bem disposta, super activa, meiga e sociável.
Talvez por isso este 1º ano tenha passado a voar, de tantos bons momentos que vivemos.
E talvez por isso também nos apetecesse comemorá-lo. Lembrar tudo o que o dia 17 de Setembro de 2012 representou e festejar, festejar, festejar...

Mas além de assinalar a data com os avós (e uma das bisavós!), tios e priminhos no próprio dia, queríamos mesmo partilhar toda a felicidade de 1 ano com "aqueles" amigos.


E aí veio a 1ª dúvida: em casa ou noutro espaço?
Em casa, como moramos num apartamento, se estivesse calor (que esteve e muito!) era capaz de ser menos agradável.
Só se dividíssemos em dois dias. Um para família. Outro para amigos.
Dúvidas existenciais à parte e sentido prático em acção, vai de procurar um sítio agradável para várias faixas etárias.

Depois de muito nos informarmos e pesquisarmos, sem qualquer sombra de dúvida, decidimos-nos pelo Soundwich.

Foi a minha querida amiga R. que me falou do espaço. Fomos lá um fim-de-semana fazer um almoço tardio e ficámos rendidos ao espaço e à comida.


Nesse mesmo dia, conheci o Tó Zé e a Joana, os dois mentores deste projecto, qual deles o mais apaixonado pelo mesmo.
E, uns dias depois, numa sintonia inacreditável, estavam decididos a ementa e o espaço (sim, porque o Soundwich tem imensas alternativas e espaços diferentes. Versatilidade é o seu nome do meio!). Ah e toda a abertura deste mundo para, naquele dia, fazer do espaço o que quiséssemos. Um "pormenor" que nos fez toda a diferença!

Posto isto, e com cerca de 2 semanas de antecedência, enviámos por email os convites.
Feitos por nós. Simples. Uma brincadeira como se fosse a própria M. a convidar.
Com indicação da hora, local e do tipo de festarola que ia acontecer. Neste caso, um brunch!

E aí então começou a "trabalheira".
O mais "entre aspas" possível, porque me deu um  gozo tremendo. Tão tremendo que era menina para preparar isto todos os meses.

Mas vamos por partes:

1) o tema da festa
Quando começámos a pensar na festinha da M., a ideia inicial era um pic-nic. Idealmente no Parque da Cidade.
Mas depois "ah e tal, e se não está bom tempo?" ou "ah e tal, e se não é permitido?", entre outros, lá fomos nós à caça de um espaço.
No entanto não queríamos abdicar de todo desse universo e da descontracção inerente a um pic-nic.
Por isso, e enquanto ainda posso (tipo: este ano!), quis fugir do cor-de-rosa, das princesas e dessas "pirosadas" que a maioria das meninas adora.

Assim sendo, a escolha recaiu no party kit da Belle&Boo, à venda na Red Elephant - Party Shop, muito a lembrar-me o universo da Anita. E com alguns outros complementos à mistura.

Recomendo o mais possível. A Marta é de uma simpatia e disponibilidade inacreditáveis. Tão inacreditáveis que foi de propósito ao Mar Shopping levar-me umas coisas que, só ela reparou, não tinham vindo conforme o pedido inicial.
Offline, encontram a Red Elephant no Bazar da Cerca, na Foz.

2) o tipo de festa
Sei que hoje em dia é muito comum, eleger-se um tema e TUDO (mas tudo mesmo!) ser à  volta do mesmo. De tal forma que, apesar de visualmente irrepreensível, fica - a meu ver, claro! - de uma perfeição irritante, que em nada tem a ver com as festas de criança que tenho na minha memória de infância: menos perfeitinhas, menos visualmente apelativas se calhar, mas muito mais cheias de amor e com aquele "cosy" que só o carinho que as mães põem nas coisas traz a qualquer momento.
Por isso mesmo, foi certo e sabido que apesar dos pratos, copos e alguns pormenores serem da Belle&Boo, não íamos ter cupcakes, cakepops e bolachinhas e tudo e tudo e tudo igual e a condizer.

A ementa foi uma sugestão do Soundwich, respondendo à nossa única "exigência": tudo finger-food.
Posto isto: menos uma preocupação.
Tudo o resto:  ideias minhas.

Algumas que consegui concretizar sozinha.
Com copinhos e recipientes diversos, comprados no Ikea.

Outras para as quais precisei da ajuda e da paciência dos avós J. e C., belissimamente acompanhados pelos ti-vós R. e Z.
Obrigada!!! São os maiores. <3

Ah... optámos por um brunch, por volta das 12h, porque assim a M. já tinha feito a sua sestinha da manhã e estava bem disposta e com energia para receber todas as pessoas, todos os mimos e brincadeiras. E porque era Domingo e havia gente que ainda nesse dia regressava a Lisboa.
Mas um lanche também pode ser uma excelente opção...


3) o espaço
Dentro do Soundwich, o espaço eleito foi o recentemente inaugurado PickaPark.
Um recanto maravilhoso, num mix de espaço exterior e interior, qual deles mais cosy...
Apesar do espaço da Eira, que agora também  conta  com  o 'bery typical,  ser giríssimo e maior, achámos que se estivesse muito calor o PickaPark tornar-se-ia mais agradável e, além disso, é um espaço bem mais reservado/privado.

Como a parte interior deste espaço tem duas salas, decidi aproveitar uma para as comidas (onde também se podiam encontrar elementos do quarto da M.) e a outra transformou-se num "quarto de brincar" das crianças e num espaço de "muda fraldas" para os babies.


Grinalda Belle & Boo e Pompons da Red Elephant / Balões da Mooki
Coelhinhos Maileg da Um Quarto Meu / Letra M em tecido da Moopi / Mocho da Zara Home


Na "sala das comidas" podia também encontrar-se um candy bar, feito por mim, a pensar na perdição que os mais pequenos (e não só! Não é, S.?) têm por gomas!




4) o bolo
Como diz a minha querida S., a madrinha da M, eu às vezes tenho a mania que sou diferente. E essa mania, desta vez, foi toda para o bolo de aniversário.
Tinha visto, em tempos, no Mercadito da Carlota aqui no Porto...

 ... estes ice-cream pops da Peace of Cake
E, como toda a comida ia ser finger-food, porque não ser o bolo também?!?



Problema: não eram só meia dúzia de ice-cream pops, estávamos a falar de 60 (pois esperávamos 40 e muitos amigos!), por isso era preciso pensar num suporte. E, mais do que pensar, concretizá-lo.
Apesar de toda a simpatia, abertura às minhas ideias malucas e disponibilidade, a Mariana da Peace of Cake não podia ajudar com esta coisa do suporte. Motivo? O melhor de todos: estava cheiaaaaaaaaa de trabalho!
Muitas ideias depois, eis que o avô C. (é o que dá muitos anos de convivência com a avó J.!!!) teve uma ideia brilhante, não menos brilhantemente executada pela avó J.
Et voilá:

Foi "o" sucesso, este carrinho de gelados!
Não só pelo efeito surpresa, mas porque estes ice-cream pops da Peace of Cake são um piece of heaven!!!
D-E-L-I-C-I-O-S-O-S


E assim foi. Um dia para-lá-de-maravilhoso, regado com mimos mil, muitas gargalhadas e cumplicidades entre amigos e família.
Se a M. percebeu o que se passou? Não, óbvio que não.
Mas que andou o dia todo com os olhos a brilhar e um sorriso de felicidade contagiante, ai isso andou!
E isso, vale TUDO!

Podia não estar tudo a combinar, certinho-direitinho, e com ar de revista, que não estava...
Mas estava tudo, mas tudo mesmo, a rebentar de amor e carinho.





* Um agradecimento especialíssimo ao "madrinho" R. que com tanto carinho andou sempre de máquina em riste a recolher os melhores momentos. Sem ti, só nos restaria a memória! Mas assim restam-nos fotos bem giras e maravilhosas.
** Outro, aos melhores amigos do mundo Z. e M., com a sua B. querida mas querida, que vieram de propósito de Lisboa para passar este dia connosco. Priceless a vossa amizade!
*** And last but not least... os parabéns ao Soundwich, por ter um staff tão simpático, tão prestável e tão profissional. Incansáveis. "Não-chateáveis" ;).
Ah, e claro, os petiscos (dos salgados aos doces) estavam todos óptimos!

Sem comentários:

Enviar um comentário