5.11.13

Manual de instruções? Really?

Ouve-se muita vez, no "universo dos pais", nomeadamente dos que o são pela primeira vez: "Aiiii... se eles viessem com manual de instruções... Isso é que era!!!"


E vá, pronto, seja feita a vossa vontade! ;)
Ele existe. E até já o ofereci, por brincadeira, porque tem - de facto - piada!


Mas, por acaso, acho que nunca dei comigo, ou ouvi o pai Mi., a dizer isso...
Não que não tenhamos tido 2 biliões de dúvidas. De todo. Que tivemos! E continuamos a ter...

Mas, de facto, cada vez mais acho que, seja por inexperiência, cansaço ou condicionamentos múltiplos, algumas (muitas?) vezes esquecemos-nos de usar o nosso instinto. E, apenas com ele, perceber melhor os nossos filhos.

Até porque se pensarmos bem, passada a turbulência, tudo parecia afinal fazer sentido.Os sinais estavam lá todos. Mas na altura...

Digo isto, mas muitas vezes também deixei o instinto a marinar e dei comigo a praguejar "mas o que é que se passa com esta miúda?", sem me dedicar devidamente a usar o meu instinto, o amor e sangue nos une, para a perceber...

Por exemplo:
Se temos um bebé que, 99% do tempo é calmo, tranquilo, bem disposto, dorme bem, come bem, tudo maravilha... Se calhar (!!!!) quando, numa semana, está mais agitado, impertinente, dorme pior, não quer comer quase nada e parece que só faz o que não deve, possivelmente não terá baixado sobre ele o demo ou coisa que o valha.

Se bem que, vá, digam lá, é na maioria das vezes o nosso primeiro pensamento, não é?  ;)


Mas lá está... No momento (e às vezes o momento dá-se de madrugada, o que não ajuda...), muitas vezes, queremos é que se calem e voltem a dormir. Queremos é que se calem e comam. E não os ouvimos. Não olhamos para eles com olhos de ver. Não os sentimos!

Porque se o fizermos - e caramba, eles são parte de nós!!! - está lá tudo.
Escarrapachado na nossa cara. Ali à mão de semear para ser resolvido!

Os nossos filhotes não precisam de vir com manual de instruções. Precisam de amor, carinho, compreensão, regras e limites, e de mais amor, e mais carinho e ainda mais doses de paciência. Com tudo isso, com sintonia, todas as fases menos boas são (mais facilmente!) ultrapassáveis.

E tomem lá inspiração... para os dias mais difíceis menos fáceis! <3





Sem comentários:

Enviar um comentário