16.10.13

Os (meus) indispensáveis no pós-parto

O pós-parto...
Bem, basicamente no pós-parto, eu só pensava na M.
Eu vivia (vivo? viverei?) para a M.

Para a admirar, para a mimar, para a alimentar (de todas as formas e de tudo!).


E, vá, numa ou noutra dorzita (sim, não foi de longe o terror que muita gente vende!) fruto da cesariana.
E lá andava eu... Feliz. Felicíssima!
Sem cremes. Sem ampolas. Sem nada. A comer que nem uma desalmada, sempre cheia de fome, e a perder peso, a perder peso...
No primeiro mês, enfaixada numa cinta.

Mas depois de, por recomendação de uns amigos, ter ido à Physis: desenfaixada. 
Sem cinta. eheheeheh


Pois é, mais ou menos um mês depois de ter sido mamã, achei que - da mesma forma que o pilates pré-parto me tinha sido útil - era altura de começar a fazer alguma coisa por mim.
Não só focada na parte estética (caramba, um mês depois ainda a procissão vai no adro!), mas sobretudo em recuperar da cirurgia (sim, a cesariana é uma cirurgia!), em fortalecer os músculos abdominais (para que "fechassem" e, preferencialmente, mais rápido!) e por aí fora.

A Susana, a fisioterapeuta responsável pela equipa da Physis, recebeu-me com aquele seu sorriso inconfundível e com um profissionalismo muito, mas mesmo muito, acima da média.
A prova de que as duas coisas são conciliáveis.
Mas, nem por isso, deixou de me dar logo um raspanete. Aliás, dois:
"A sua bebé já nasceu há um mês??? Porque é que não veio logo duas semanas depois?"
"De cinta? O que é que está a fazer de cinta? Isso acabou hoje. Agora é abdominais contraídos a toda a hora. Aqui não queremos abdominais preguiçosos!"

Mitos à parte - sobre como e quando usar cintas, timings de começar a recuperação pós-parto e afins - lá fui informada do plano que me propunham e que aceitei e que segui à risca. Sem esforço algum!
Aliás, foi sempre um prazer enorme ir, duas vezes por semana, à Physis tratar de mim.
E conviver com outras recém-mamãs.

Então a coisa deu-se assim... A cada sessão:
- fazia uns minutos (já não me lembro ao certo quantos!) de um laser para acelerar a cicatrização dos tecidos, tanto internos como externos. Laser este que não é de todo incompatível com a amamentação. Que, como partilhei convosco neste post, se prolongou quase até aos 10 meses da M.
- de seguida ia para uma marquesa para a "tortura da barriga", vulgo ginástica passiva.
Basicamente dispunham umas plaquinhas nos meus "abdominais" (ou seja, no local onde "em antes" existiram uns abdominais dignos do nome!) que tinham como objectivo estimulá-los. Era uma espécie de "Heiiiiiii, vocês aí. Toca a acordar. Que esta miúda ainda não tem força nem pode andar praí a fazer abdominais à maluca, mas vejam se se mantêm acordados!". E ficava nisto uns 15 minutos, acho eu. Preferencialmente, aumentando consistentemente a intensidade das mesmas.
"Tortura" esta que só ficava completa com mais uns minutos de uma massagem "do demo" (no bom sentido!) à barriga.
- por fim, fazíamos "ginástica" de grupo. Ginástica respiratória. Exercícios com inspiração no Yoga e no Pilates. E ginástica hipopressiva (aka os-abdominais-mais-bizarros-de-sempre). E os vulgos abdominais laterais (que todas concluímos que toda uma vida tínhamos feito mal e porcamente!), começando com 3 ou 4 e depois evoluindo até aos 10 de cada lado.
Isto tudo regado com muita conversa, troca de experiências, dicas maravilhosas e, muitas vezes, partilhado com os nossos filhotes. Entre balbúcios fofos, choros, fomes... Tudo!
Portanto já estão a ver que se não tiverem com quem deixar os vossos rebentos, eles são muito bem vindos à Physis. E mimados até mais não. Até ao ponto de, nos dias de "queixas" das mamãs sobre cólicas e afins, terem direito a miminho extra da terapeuta Susana, que os põe "like angels"!

E, basicamente, foi isto.
E, basicamente, fiquei M-U-I-T-O satisfeita.
A terapeuta Susana é, de facto, o rosto da sua equipa. Mas por isso mesmo ela é um rosto tão simpático e toda ela respira profissionalismo. Não é por acaso. Desde a Sofia, à Anabela, à Manuela (terapeutas com quem "privei" mais...) são todas amorosas, mas exigentes. Companheiras, mas rigorosas.

(nota muito importante: a Physis tem acordos com imensas seguradoras e afins, logo tudo isto se torna mais acessível!)

Aqui ou ali, quando tinha tempo (lol), ia pondo os resquícios dos cremes e afins que usei na gravidez e que vocês já sabem quais foram.
Ah... e dei muitas caminhadas. A M. nasceu num Setembro cheio de sol, sol esse que se estendeu por muito tempo. E sempre que não chovia, lá íamos nós caminhar. Talvez por isso ela goste tanto de laréu! ;)

Ah... é verdade, fiz também umas breves brevíssimas incursões ao ginásio. Mas, pronto, já sabem: sol de pouquíssima dura!

Quando deixei de amamentar então lá fui novamente à farmácia, à procura de uns indispensáveis assim pró mais potentes. Até porque já estávamos em Julho, daí a um mês ia para a praia e... Enfim, já sabem! ;)
Gosto muito da Lierac. Cheirinhos bons. Texturas fáceis de espalhar e compatíveis com vestirmos-nos logo logo de seguida!
Seja feita a minha vontade:
E, claro, não fazendo milagres - até porque não sou a pessoa mais certinha do mundo a usá-los - deixaram-me satisfeita!


E pronto: missão pós-parto concluída. Com sucesso!
4 meses depois do nascimento da M. já tinha perdido os 12kg ganhos na gravidez. Que não é, no entanto, sinónimo de ter o mesmo corpo, vá. Há que dizê-lo!
E só não perdi mais, entretanto, porque não sou nem adepta de ginásio nem ponho estes cremes religiosamente.

Shame on me! ;)



PS (muito, mas mesmo muito importante!!!):
Este plano pós-parto só se realizou assim à risca e sem ter de andar com a M. para trás e para frente o tempo todo, evitando dias de chuva intensa, muito frio e afins, porque tenho a melhor sogra do mundo!
Sim, é verdade, desenganem-se porque sou eu que a tenho: E-u-z-i-n-h-a!
Sempre disponível. Sempre carinhosa. Sempre meiga. Sempre cheia de amor para nos dar, aos 3!
Se isto já, por si só, é maravilhoso... Ainda valorizo mais porque tenho os meus pais, longe, em Lisboa.
Obrigada querida H., por ser a melhor 2ª mãe que a vida alguma vez me podia ter dado! <3

Sem comentários:

Enviar um comentário