25.2.14

Fada dos dentes: algum pózinho mágico? ;)


Ultimamente, e talvez porque para o "fim" ficam os dentes mais difíceis, a M. tem mais períodos de irritabilidade, febres ligeiras e algumas diarreias. Devidamente acompanhados de litros e litros de baba (eu sei que a visualização pode não ser a mais interessante!) e necessidade de pôr tudo na boca.
E já nem o colar de âmbar lhe vale... (Sim, no início notámos clara diferença e alívio, mas claro que isso varia de bebé para bebé!)

A juntar a isto, e aos 17 meses, é oficial: declaramos aberta a época das birras!

Eu sei que é normal e também sei que é, acima de tudo, uma forma de expressar frustrações, fruto essencialmente de dificuldades de expressão.
Mas tenho para mim que, além de tudo isto, são os primeiros testes "mais à séria" para verem até onde podem ir!

Por isso, "explosivo" mesmo é quando dentes novos e birras se juntam "os dois à esquina a tocar a concertina e a dançar o solidó"!!!



É dose...
... tomar a atitude correcta.


Já acreditávamos piamente que, na maioria dos casos de birras, o melhor era ignorar, que a coisa passava em menos de nada.
E foi também isso que nos aconselhou a Dra Alice Paupério, já há uns meses atrás, antecipando - como sempre! - mais uma nova fase. Disse-nos: "Só há espectáculo se houver público, pais!"
E assim temos feito. E assim as birras acabam relativamente rápido. 

Até vir a próxima, claro! ;)

Mas, existem as excepções. 

Aquelas em que consideramos que não podemos fingir que não vimos! Sobretudo porque são atitudes que põem em causa valores/formas de estar de que não abdicamos e que queremos incutir desde cedo. E estas situações, sim, são os verdadeiros desafios! Nesta fase, claro...
E aí é que fica difícil fazê-la perceber, com toda a calma do mundo mas de forma firme, que aquele não deve ser o caminho.
De tal forma que já dei comigo a ficar com remorsos (serão também as hormonas dos 6 meses de gravidez?) pela forma como reagi. Mas sem poder ceder para não estragar tudo...

Situações destas à parte, nem nos podemos queixar realmente!
A M. é uma menina doce e meiguinha 99% do tempo. 

E cremos que muitas das birras dela acontecem quando está com algum desconforto (dentes, essencialmente!) ou então porque é a determinação em mini-pessoa e ainda não sabe lidar com isso da melhor forma.
Sem problema, M.! 

É para isso que cá estamos <3

Sem comentários:

Enviar um comentário